5

Delícia aprovada: Flor de Sal


Confesso que antes de fazer este blog eu não conhecia muitos produtos gourmets. Mas de tanto entrar na internet para fazer pesquisas e conhecer novos sabores, acabei me deparando com delícias que hoje fazem parte da minha cozinha. A Flor de Sal é uma dessas incríveis surpresas, que não consigo mais viver sem.
Mas você sabe o que é Flor de Sal?

Esse delícia passou a ser extraída pelos Celtas, há cerca de dois mil anos. Ela é colhida de forma manual, quando os cristais se formam em cima das águas salinas. São necessários cerca de 80kg de sal marinho bruto para produzir 1kg de cristais de Flor de Sal, o que justifica o alto preço do produto, segundo o site da empresa Cimsal, única produtora desse produto no Brasil. 

A Flor de Sal não sofre qualquer tipo de processamento, sendo totalmente natural. Fonte de cálcio, cobre, zinco, potássio e magnésio, esse sal tem textura crocante e realça o sabor da comida de forma surpreendente. 
Amada e idolatrada por chefes de cozinha do mundo todo, a Flor de Sal é utilizada na finalização dos pratos, e é considerada por muitos o "caviar" do mundo dos sais. 
Parece exagero, mas não é. Os paladares mais sofisticados e atentos são capazes de perceber a explosão de sabores que essa delícia confere aos pratos.

Eu uso, recomendo e amo. Mas deixo só para as ocasiões especiais. Um potinho do tamanho deste da foto custa cerca de R$30,00, e é muito difícil de ser encontrado. 

A minha Flor de Sal é de Noirmoutier, uma região da França, importada  pela Casa Flora. Eu quero muito experimentar a Flor de Sal da empresa Cismal, que é a única produtora brasileira, mas ainda não encontrei o produto aqui em Florianópolis. 
Alguém sabe onde tem?
Atualizando: a empresa Cismal, que produz a Flor de Sal no Brasil, deixou um comentário dizendo onde encontrar a delícia aqui em Florianópolis.

Independente da marca, não deixem de ter a Flor de Sal para aqueles dias especiais. Uso, abuso e recomendo!


5 comentários:

Amanda Laís disse...

Olá, nossa me viciei em seu blog, como sou apaixonada pela cozinha, fico todo dia dando uma espiadinha para ver as novidades.
Eu já tinha ouvido falar na Flor de Sal, mas nunca utilizei-o, em que tipo de comida você costuma colocar? Ela combina com qualquer tipo?
Beijos

Ju Sizinando Rossi disse...

Oi, Amanda! Obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que o Tem Delícia na Cozinha faça parte da sua vida!

A Flor de Sal é perfeita para a finalização de pratos. Eu cozinho com sal normal, mas tenho o cuidado para colocar um pouco menos do que o ideal. Depois, a hora de servir, eu salpico a flor de sal.
Mas faço isso só em pratos especiais, pois a Flor de Sal é uma verdadeira iguaria, e não deve ser banalizada na cozinha!
Essa delícia combina com tudo, mas especialmente com frutos do mar, massas e risotos. Vale muito a pena, viu?
Beijos e obrigada pela visita.

Chef Daniel Deywes disse...

SInceramente eu comprei e me arrependi, acho que se fala muito desse sal. É caro e não vejo a tamanha diferença que todos falam. Já o Sal Rosa do Imalaia eu achei muito superior e com grau de diferença que dá para notar ...

Ju Sizinando Rossi disse...

Oi, Daniel!
Legal ler uma opinião diferente.
Eu realmente gosto muito da Flor de Sal. Mas também sou fã do sal rosa do Imalaia que, por sinal, em breve deve ganhar seu espaço aqui no Delícia Aprovada!

Muito legal receber seu comentário e sua opinião. Volte sempre!
Abraço!

Anônimo disse...

Prezada Julia, bom dia!

Em Florianópolis/SC, a Flor de Sal Cimsal está disponível nas gôndolas do Hippo Supermercados, Empório Bocaiúva (Rua Bocaiúva, 1901 – Centro) e Armazém Conceição (Rua Rita Lourenço da Silveira, 151 – Lj 02).

Postar um comentário

Espero seu comentário e sugestão de receita. Este espaço é todo seu...

Twitte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...