1

Delícia de Dia dos Namorados: Canapé de salmão


O Chef convidado de hoje para o especial Delícia de Dia dos Namorados é Emerson Hass, eleito Chef Reveleção pela Revista Gula em 2008. O Emerson é de Santa Cruz do Sul (meu conterrâneo) e é colunista do jornal Gazeta do Sul há vários anos.
Ele atendeu prontamente o meu convite para participar desse especial e nos brinda com uma receita maravilhosa de um canapé de salmão defumado, além de uma linda crônica e uma dica de harmonização.
Serviço completo, héin Emerson? Os leitores do Tem Delícia na Cozinha agradecem!!!
Para conhecer outras delícias do Chef, acesse o blog dele aqui!
Agora, com vocês, Emerson Has...

PERFEIÇÃO
Quando eu era mais jovem – o que não faz tanto tempo assim, convenhamos!!! – vivia envolto com várias namoradas, nem sempre em relações monogâmicas, afinal de contas, a ordem era aproveitar e ser feliz. Pois bem, foi naquela época que conheci a Mel, uma namoradinha catada a cinco dedos numa daquelas baladas boas que existiam nas cidades vizinhas. A Mel foi paixão a primeira vista: ela me viu, eu vi ela e a sintonia do olhar ajustou-se imediatamente. Era detentora de um longo cabelo castanho claro com mexas loiras, com uma boca voluptuosa que exibia o seu largo sorriso estampado em muitas sessões nos ortodontistas. Seu corpo curvilíneo era abraçado por um curto vestido branco que deixava a mostra boa parte de suas pernas longas e esguias. Acabamos nos conhecendo naquela noite e, em poucas semanas, eu já estava freqüentando a casa dela. Foi quando num belo almoço de domingo na casa do então sogro, enquanto virava os espetos levados a churrasqueira, que me dei conta de uma coisa: a Mel era bonita, inteligente, estudante de direito laureada nas notas, filha de boa família, charmosa, financeiramente estável e... Estava completamente apaixonada por mim! Uma perfeição! Não podia ser verdade! Percebi, ali, enquanto cortava um pedaço de maminha, que não iria suportar alguém tão perfeita vivendo todos os dias da minha vida ao meu lado! Pensei muito nisso alguns dias e pulei fora, desapareci da vida dela sem dar notícias. Sumi! Passado alguns anos, reencontrei por força do destino a Mel ainda mais altiva do que quando nos conhecemos. De imediato ela lembrou-se de mim e temi por sua reação mas, elegantemente ela proferiu-me um suntuoso “olá”. Convidei-a para um café, conversamos um pouco e logo combinamos de jantar em algum restaurante bacana. Papo vai e papo vêm, uma taça de vinho carmenére – as mulheres adoram carmenére! – outra taça e logo estávamos juntos. Eu, muito entusiasmado, falei de mim o que estava fazendo, do que gostava, ela idem, já concursada como juíza, ainda solteira e o universo conspirou a favor nos empurrando novamente para um affair. Mas desta vez eu estava convicto que não perderia aquela mulher perfeita por nada! Logo, eu estava apaixonado. Combinamos de passar um final de semana em um flat na orla catarinense, frente mar, espumante gelado, flores, aquelas coisas de homem apaixonado. Eu iria cozinhar para ela um de meus pratos favoritos... Viajei antes, preparei tudo e ela ficou de ir no dia seguinte. Mas... Não apareceu. Sumiu! Mandou-me apenas um breve bilhete escrito a mão manchado de lágrimas: “Não posso! Você é muito perfeito para mim... E ainda cozinha! Um beijo e até algum dia”. Dei-me conta de que muita perfeição junta não tem como dar certo!     

Segue a receita “perfeita” do CANAPÉ DE SALMÃO DEFUMADO, ideal para ser saboreada a dois!

INGREDIENTES
(para 2 pessoas)
- Um pacote de torradinhas para canapé ou pão de sanduíche preto cortado em quadradinhos de cerca de 4cm
- 100g de salmão defumado em fatias
- 50g de cream cheese
- Meia abacate cortado em cubos de cerca de 1cm
- Um limão
- Pitadas de endro desidratado
- Pimenta branca moída à gosto

MODO DE FAZER
- Se a opção for o pão de sanduíche preto, tirar a casca de cada fatia e cortar em 4 pedaços
- Levar ao forno pré-aquecido por cerca de 5 minutos a 200°C. Reservar. 
- Temperar os cubos de abacate com o suco do limão, colocando uma a duas gotas em cada para não dar muita citricidade. 
- Rasgar com a mão pequenos pedaços de salmão defumado e montar o canapé distribuindo em cada pãozinho meia colher de chá de cream cheese, depois o salmão defumado, o abacate e por fim o endro para decorar. 
- Temperar com a pimenta branca e servir. 
   

Sugestão de harmonização:

Uma boa dica é o Escorihuela Familia Gascón Rosé de Malbec 2010, um vinho pronto, agradável de beber e com ótimo custo-benefício. Ao olho mostra-se um vinho muito límpido, de cor coral rosa com reflexos vermelho morango e lágrimas médias e lentas. Aromas de ligeira intensidade, florais e frutados com presença de groselha, cereja, morango e framboesa. Na boca suave ao provar, com álcool e acidez equilibrada, ótima persistência, taninos ligeiramente ásperos e lembrança de frutas vermelhas. Dependendo da companhia escolhida para desrolhá-lo pode ser encarado como um vinho muito sensual!  A sua combinação com pratos á base de salmão é superior. Ideal ser consumido na temperatura de 10°C e possui 13,5% de graduação alcoólica.

1 comentários:

Sabor no Prato disse...

Hummm, deve ser uma delícia!

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com

Postar um comentário

Espero seu comentário e sugestão de receita. Este espaço é todo seu...

Twitte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...