5

Delícia de Dia dos Namorados: Spaguetti Santo Antônio


Esse especial de Dia dos Namorados é muito especial mesmo! Além de apresentar para vocês algumas das receitas feitas por mim, eu também convidei alguns amigos e blogueiros para dividirem receitas especiais conosco.
Minhas escolhas foram feitas por admiração. Escolhi pessoas que respeito como profissionais, blogueiros, cozinheiros e, é claro, como seres-humanos.
A primeira receita de convidados vem da querida e talentosa Pati Beatriz, do blog CONFRARIA DOS CHEFS, que ela mantém em parceria com os amigos Nani e Beto.
O blog é super novinho, mas a experiência do trio com as panelas é de admirar! A Pati jamais ficaria de fora das minhas escolhas, pois as receitas dela são de dar água na boca!

Para esse especial do TEM DELÍCIA NA COZINHA, ela escolheu um sugestivo Spaguetti Santo Antônio... e vamos combinar.... nada como um prato em homenagem ao santo casamenteiro nesta data tão romântica, certo?
Pati... vai fundo que agora é tudo contigo! Grande beijo e obrigada pela parceria!
***

"Fiquei muito feliz ao receber o convite da querida Jú para participar do especial de Dia dos Namorados com uma receita minha. O Tem Delícia na Cozinha é um blog que eu adoro ler e que me inspira muito, assim como sei que inspira muitas outras pessoas.

E como a Jú, eu também não acho nada romântico passar o Dia dos Namorados em um restaurante lotado. Por outro lado, cozinhar uma comidinha especial, servir com carinho em uma mesa bem posta é uma ótima opção para ter um dia especial e romântico. Assim que recebi o convite, eu imediatamente já sabia qual seria o meu prato especial: Spaghetti Santo Antônio, e eu o escolhi porque além de delicioso, é rápido de fazer, impressiona e ainda tem um nome bem lindinho e romântico.

Espero que gostem, e Feliz Dia dos Namorados!

Spaghetti Santo Antônio
Serve 5 pessoas:
Você vai precisar de:
400 gr de Spaghetti grano duro
1 kg de camarões limpos
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo
4 dentes de alho ralado
6-8 colheres de sopa de nata (cheias), pouco mais de 200 gr
1/2 dose de conhaque
Sal, pimenta e tempero verde a gosto


1. Coloque a massa para cozinhar.

2. Em uma frigideira grande (eu uso uma Wok), aqueça a manteiga e o óleo. Coloque os camarões, tempere com sal e pimenta do reino e frite rapidamente. Acrescente o alho e o tempero verde e deixe até dourar os camarões dos dois lados.

3. Flambe com o conhaque. Eu coloco a dose em uma concha e levo ao fogo, com cuidado, até que pegue fogo, e então despejo sobre a comida e mexo um pouco, só para espalhar a bebida. Assim que o fogo cessar, retire os camarões e reserve.

4. Na mesma frigideira, coloque a nata e deixe derreter. Junte a massa já escorrida e mexa até que esteja bem quente e envolvido no molho.

5. Decore com os camarões e sirva acompanhado de queijo ralado e óleo.


Os camarões fritando na panela e o conhaque na concha. Hmmmm!
Lindo, lindo e lindo!

5 comentários:

Pati disse...

Ah Jú, que lindo que ficou! Adorei o seu carinho. Mais uma vez, obrigada! Foi literalmente uma delícia participar do seu Especial. E a semana ainda promete muitas outras coisinhas gostosas!

Beijinhos flor

Daniela Schmitt disse...

Adorei a receita! Ótima pedida para o dia dos namorados! Mas uma dúvida... sempre quando faço camarão ele acaba soltando água... Coloco ele cru mesmo na frigideira???
Parabéns Jú, o blog tá lindo!

Ju Sizinando Rossi disse...

Dani... camarão é chatinho mesmo!
A minha sugestão é temperar com suco de limão e pimenta do reino moída na hora. Deixe descansar por algumas horinhas e antes de colocar na frigideira tu deves secar bem o camarão, com papel toalha.
Além disso, coloque o camarão aos poucos na frigideira... no máximo 8 camarões por vez... ao menos que tenhas uma chama de fogão super profissional.
Tudo isso vai ajudar, mas mesmo assim ele vai soltar um pouco de água. Daí é só tirar a água, virando um pouco a frigideira.
Lembre-se: o ponto certo do camarão é assim que ele mudar de cor. Quanto mais você deixar no fogo, mais emborrachado e ruim ele ficará.
Mais alguma dúvida?
Grande beijo e obrigada pelo carinho!

Pati disse...

Dani... o camarão só solta água quando ele já foi congelado, se for fresco ele não solta. Tenho duas dicas para quando usar camarão congelado:

1. Deixe descongelar na geladeira na véspera e escorra bem.
2. Se não deu tempo de descongelar de véspera, deixe de molho em água e quando for usá-lo escalde o camarão em água fervente com sal ou com um caldo, dependendo da receita. Mas é bem rapidinho mesmo. Quando ele começar a esbraquiçar pode escorrer bem e iniciar o preparo do seu prato conforme a receita. No caso desse prato, é só colocar para fritar depois de escorrer, e eu sugiro não usar o limão, porque altera o sabor do camarão, e quando faço em maiores quantidades eu escaldo e sempre fica ótimo!


Beijinhos e espero que goste da receita.

Ju Sizinando Rossi disse...

Dani...
Tens aí duas opiniões diferentes e duas sugestões de preparo.
Tenho certeza que teus problemas irão acabar! Ahahahhaa.
beijos!

Postar um comentário

Espero seu comentário e sugestão de receita. Este espaço é todo seu...

Twitte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...